UMA ROSA DO MEU JARDIM

“SE AS PESSOAS ACEITASSEM ESTE MOMENTO, QUE É AO MEU VER NATURAL, ESTARÍAMOS MAIS FELIZES CONOSCO E COM O PRÓXIMO. POIS SÓ SEREMOS FELIZES QUANTO SOUBERMOS RESPEITAR OS LIMITES E ESPAÇOS QUE NÓS PRECISAMOS TER, SEM COBRANÇAS, QUE MUITAS VEZES NÃO NOS LEVAM A NADA E NEM NOS TORNAM MELHORES, POIS QUANDO DEIXAMOS DE SER QUEM SOMOS, APENAS PARA AGRADAR AO OUTRO, NOS TORNAMOS INCOMPLETOS E INFELIZES E SE COMEÇARMOS A BUSCAR ISSO NOS OUTROS E AÍ PERDEMOS A NOSSA ESSÊNCIA E A NOSSA LIBERDADE DE SER!

segunda-feira, 5 de maio de 2008

ICEGEPE-INSTITUTO CULTURAL CECÍLIA E GERALDO PEREIRA-GOIÂNIA/GO





HORA DE COLHEITA

Sim, nossa vida é feita de altos e baixos. Existem momentos que a gente enfia a cabeça no buraco escuro da incerteza para ver se enxerga uma luzinha no final do túnel. Em outros momentos fazemos altos vôos nas dos sonhos e degustamos o brilho das estrelas.
Para fazer a colheita temos que, primeiro, desbravar a floresta, preparar o terreno, plantar, lavrar. Cuidar para, depois, saborearmos a doçura dos frutos. Na construção da casa, primeiro, temos que fazer o alicerce, sentir a dureza das pedras, levantar as paredes, fazer ao acabamento para, no final, saborearmos o doce descanso no seu aconchego.
No ICEGEPE (Instituto Cultural Cecília e Geraldo Pereira) não tem sido diferente. Primeiro desbravamos, fizemos o alicerce, levantamos paredes, plantamos e colhemos e moramos.
No último sábado, 03.05.08, realizamos mais um costumeiro “Charau”, um chá com Poesia, Música, Teatro, Dança, Contação de histórias, etc. O “Charau” é realizado em todo 1º sábado de cada mês (o próximo será no dia 07.06.08), das 18:00 às 21:00h, na sede do ICEGEPE, situada na Rua Colômbia, Qd. 14, Lt. 25, Vila Maria Luiza – Jd. Novo Mundo – Goiânia. Mas este “Charau” teve um sabor especial. Primeiro a escritora Yaciara Nara (a vovozinha do ICEGEPE) contou causos para a criançada no Cantinho da Leitura que tem o seu nome, na Biblioteca da Comunidade LEIA MAIS. Depois, o Espaço Artístico do ICEGEPE foi enchendo de crianças, acompanhadas dos pais e das MÃES. Sim, foi um “Charau” em homenagem às MÃES. E para esta singela homenagem a programação foi bastante diversificada.
No mesmo espaço e durante as quatro horas de festa aconteceu de tudo (de bom) um pouco. Foi uma salada artística deliciosa. Tivemos: os alunos e professores do ICEGEPE tocando, declamando, lendo, cantando, dançando, encenando; as poetisas Yaciara Nara, Ana Caetano, Natália Marques e o poeta Eurípedes Divino, declamando; a dupla sertaneja Gilei e Gileno, cantando músicas que estão enraizadas na alma do povo; um grupo de hip-hop da vizinhança, mostrou a elasticidade dos corpos e herança da música negra americana; o músico e professor Danilo Verano, fez o seu violão clássico falar, mostrando composições suas do seu CD O Som é o Ser; a professora Cecília Souza (minha amada) e alguns de seus alunos, tocaram sanfona.
Tudo isso junto foi emoção demais para as mães e para este coração de poeta cinqüentão!
Cantamos os parabéns para as mães e para a minha amada Cecília (a aniversariante da semana: 06.05) e assistimos a uma merecida homenagem que os alunos e professores do nosso Instituto fizeram para ela, que é a “mãezona do ICEGEPE”.
Para encerrar a gostosura da festa, degustamos pamonhas, quitandas e bolo doados pelos presentes.
Foi realmente um momento de colheita e estamos com o paiol das nossas almas cheio e prontos para continuar o cultivo da roçarte, da culturarte.

Goiânia, 04.05.08
Poeta Geraldo Pereira
Presidente do ICEGEPE


PARABÉNS AO POETA GERALDO PEREIRA E CECÍLIA SUA AMADA.
Recebi o convite, infelismente não pude ir, estava viajando.
Mas já fiquei sabendo da maravilha que foi tudo lá.
Breve irei visitá-los!

Masé


Estas flores são prá Cecilia pelo seu aniversário.
PARABÉNS AOS DOIS AMIGOS!