UMA ROSA DO MEU JARDIM

“SE AS PESSOAS ACEITASSEM ESTE MOMENTO, QUE É AO MEU VER NATURAL, ESTARÍAMOS MAIS FELIZES CONOSCO E COM O PRÓXIMO. POIS SÓ SEREMOS FELIZES QUANTO SOUBERMOS RESPEITAR OS LIMITES E ESPAÇOS QUE NÓS PRECISAMOS TER, SEM COBRANÇAS, QUE MUITAS VEZES NÃO NOS LEVAM A NADA E NEM NOS TORNAM MELHORES, POIS QUANDO DEIXAMOS DE SER QUEM SOMOS, APENAS PARA AGRADAR AO OUTRO, NOS TORNAMOS INCOMPLETOS E INFELIZES E SE COMEÇARMOS A BUSCAR ISSO NOS OUTROS E AÍ PERDEMOS A NOSSA ESSÊNCIA E A NOSSA LIBERDADE DE SER!

domingo, 4 de novembro de 2012

AMAR A PESSOA ERRADA



AMAR A PESSOA ERRADA
Lêda Mello

Escuto com relativa frequência a frase  "Amei a pessoa errada".

Todos nós temos, pelo menos, uma história de amor "que não deu certo" e, então, dizemos haver amado a pessoa errada. Este pensamento acaba fustigando o amor com sentimentos negativos, e sofremos. Sofremos com o amargor da rejeição, com a tristeza pela ausência, com o que consideramos ser uma insensibilidade para com os nossos sentimentos e, sobretudo, sofremos a dor da "perda", esquecendo de todas as coisas boas que essa história de amor nos proporcionou.

Claro que o fim de uma relação sempre é uma situação dolorosa para ambas ou para uma das partes! Não gostamos de perder nem mesmo um simples objeto, quanto mais a pessoa que amamos. Quando um amor não dá certo, tendemos a nos fixar nos aspectos negativos da perda e quanto mais alimentamos a dor, mais o sofrimento se aprofunda.

Ora, nós só perdemos o que possuímos. Possuímos uma jóia, uma casa, uma roupa, mas jamais possuiremos uma pessoa. O sentimento de posse acaba por gerar expectativas a respeito do outro, o que é muito difícil de ser correspondido. Ninguém veio a este planeta para satisfazer a vontade do outro, para se moldar dentro do desejo do outro. Cada um de nós é um ser único e, desta forma, cada um possui o seu próprio universo. Quando esperamos que as nossas realizações se façam através do outro, fatalmente somos malsucedidos, inclusive nos relacionamentos.

Se, ao invés de nos voltarmos para os aspectos negativos, abrirmos nosso espírito para o lado positivo da situação, tudo toma uma nova dimensão. Nenhum encontro é sem sentido. Cada encontro é uma nova oportunidade de crescimento. Deixando  de lado as lamentações e começando a busca pelo que o outro nos proporcionou, certamente agradeceremos pelo encontro. Aqui, aprendemos lições de paciência, acolá, lições de coragem, humildade, desprendimento, generosidade, perdão, serenidade, equilíbrio e tantos outros aprendizados. No entanto, o maior deles é mesmo o aprendizado de amor.

Quando nos voltamos para o lado positivo de um encontro de amor vemos que pouco ou nenhum espaço resta para os sentimentos negativos. Ainda que a história de amor não termine como terminam os contos de fadas, ainda assim amamos a pessoa certa, na hora certa e só precisamos agradecer a Deus pela oportunidade que aquele encontro nos proporcionou de agregarmos bens ao tesouro das nossas experiências de vida. Assim, o amor deixa de ser uma batalha de egos, para se expressar no seu verdadeiro significado: o maior e mais perfeito sentimento que o ser humano experimenta e vivencia.




Lêda Yara Motta Mello

Terapeuta Holística

Arapiraca (AL) - Brasil
#    #   #
Arte final por Lêda Yara